13/07/2011

All You Need is Rock

Hey, Ho, Let's go! Hoje é o dia internacional do Rock'n Roll. Você sabe o motivo? A gente também não. Não que fosse difícil descobrir, bastava apelar para o Santo Google. Mas deu preguiça. Deu vontade mesmo foi de ouvir rock, ler rock, rir com o rock. We know, it's only Rock'n Roll... but we like it.





Para abrir o post com chave de ouro (e direito a muitos risos), um fato real escrito pelo melhor cronista de Rock'n Roll dos últimos tempos. Com vocês, Ricardo Cury (e os Dead Billies tocando fogo na Babilônia!).


HISTÓRIAS DO ROCK
Em 1997, os Dead Billies foram fazer dois shows, no mesmo fim de semana, em Aracaju.
- Vocês ficam aqui em casa – disse o brother Gilmar, que foi baterista de uma banda chamada Zona Abissal.
Chegaram na casa de Gilmar (ele estava viajando), arrumaram as bagagens e foram para a varanda do AP. Os fumantes acenderam seus cigarros enquanto discutiam sobre o que fazer naquela tarde livre, antes do primeiro show. Resolveram ir para a praia. Deixaram a chave do apartamento na portaria, pois o amigo Rogério Big Brother chegaria de Salvador depois deles e também se hospedaria lá. Após duas horas de sol e cerveja, lembraram de ligar pro apartamento pra saber se Big Brother já tinha chegado. Foram até o orelhão mais próximo:
- Alô!
- Big? Já chegou?! – perguntou Rex, o baterista.
- Já. Cheguei tem uma meia hora...
- E aí, tudo beleza?
- Ta tudo beleza, mas... (pausa)... só tem um problema...
- Qual foi?
- O apartamento pegou fogo.
- Hein? Que apartamento?
- Esse aqui que eu estou e que a gente ia dormir... Ta tudo queimado.
A banda pegou um ônibus e voltou pra ver o que tinha acontecido. O apartamento do amigo Gilmar era novinho, estava todo pintado e limpinho quando eles o deixaram três horas atrás. Agora estava fedendo a fumaça e todo preto. Os instrumentos se salvaram, mas as roupas foram todas carbonizadas. Suspeitaram que foram os colchoes que estavam tomando sol na varanda... Cigarro + colchão...
Mas o show deveria continuar e com a roupa do corpo e ainda atordoados pelos acontecimentos foram tocar. Não tocaram. Na primeira música o som estourou e houve um principio de incêndio, rapidamente controlado.
- Porra, que urucubaca da porra é essa? – perguntou Morotó, o guitarrista.
Desanimados pelo show que não teve e mais atordoados ainda, se dirigiram à Universidade Federal. Era lá que fariam o segundo show (no dia seguinte) e conseguiram assim, com a produção do show, uma sala de aula para dormir. Deram a sala do DCE. Joe, o baixista, se adiantou e tomou posse da mesa de sinuca. Assim ele tinha uma pequena camada de feltro para as suas costas. O resto dormiu em cima dos biombos que eram usados para a exposição de fanzines.
No dia seguinte, de tarde, foram testar o som. Como uma passagem de som começa pela bateria, aproveitando o fato do show ser a dois andares de onde estavam hospedados e não suportando mais o próprio cheiro, usando a mesma roupa desde que saiu de Salvador, dois dias atrás, Morotó disse:
- Vão na frente que eu vou tomar um banho enquanto Rex monta a bateria...
Apenas uma toalha de banho se salvou e ainda assim, parcialmente. Era a única que estava fora da mala. Só dava pra se enxugar com as pontas, pois no meio havia um buraco enorme.
- Parecia que um míssil tinha passado pela toalha – lembrou Rex.
Todos usaram essa mesma toalha durante toda a viagem.
A banda foi montando o palco, ligando os amplificadores, os instrumentos, os microfones e Moska, o vocalista, não dando atenção para a urucubaca iminente, pegou a guitarra de Morotó pra ir testando o som, enquanto o amigo se banhava. Uma rara guitarra Snake, fabricada nos anos 60. Pendurou no pescoço, mas a correia não estava presa. Foi direto ao chão.
Morotó tomou um susto. Enquanto passava o sabão Phebo para fixar o seu topete, Moska entrou no banheiro desesperado.
- O que foi, rapaz? – perguntou Morotó.
- Aconteceu uma tragédia... – respondeu Moska, sentado no vaso, passando a mão na cabeça, nervoso...
- Mais uma? O que foi dessa vez?
- Uma tragédia...
- Pelamordedeus, diga logo o que foi? Rex morreu?
- Pior...
- Joe morreu?
- Pior...
- Diga logo...
Aquela guitarra nunca mais foi a mesma, mas, contrariando todas as expectativas, o show foi tranquilo. Ou melhor, intranquilo, no bom sentido, se tratando dos Dead Billies.
Dez anos depois, em uma pizzaria, Rex se encontrou com Gilmar, o brother que emprestou o apartamento. Gilmar morava na Europa desde aquela época e a banda nunca conseguiu se desculpar pessoalmente com ele.
- Porra, man, queria te pedir desculpas mais uma vez... – disse Rex.
- Que nada, já passou... depois eu até dei risada... Você soube da nota que saiu no jornal de Aracaju?
- Nota? Que nota?
- Sobre o incêndio...
- Não, ninguém sabe de nada, que nota é essa?
A banda, em seus shows, usava um material cênico composto por, entre outras coisas, uma capa de vampiro, velas e uma caveira. E, assim como os intrumentos, esse material, milagrosamente, também se salvou. Gilmar contou que quando os bombeiros arrombaram o apartamento e encontraram a capa, as velas e a caveira junto dos instrumentos, tiraram diversas fotos. No dia seguinte, uma dessas fotos estampava o jornal com a seguinte manchete:
“Banda de rock incendeia apartamento em ritual satânico”.


 Bônus Track: Dead Billies tocando Vampire, ao vivo.

O QUE ANDAM FALANDO SOBRE O ROCK'N ROLL...
"Qualquer que fosse o vento da época, ele também impulsionava os Beatles. Não nego que fôssemos a bandeira do mastro do navio. Mas o barco inteiro estava em movimento."
John Lennon
"Se as pessoas não entenderem as palavras, que entendam a música; porque é ela que importa, a música."
Brian Wilson



"Roqueiro brasileiro sempre teve cara de bandido."
Rita Lee
"O rock and roll é a marcha marcial de todos os delinquentes juvenis sobre a face da terra."
Frank Sinatra



"O rock'n roll está acabado, você não entende? Os Sex Pistols acabaram com o rock, eles são a última banda de rock'n roll."
Johnny Rotten
"A função do rock and roll é perturbar os pais."
Bob Merlis
"Rock sempre foi a música do diabo. E ninguém vai me convencer de que não seja."
David Bowie


E não dá pra terminar este post de outro jeito: aumentando o volume.
Playlist Rock'n Roll das Achadas & Perdidas


Já passou tanto janeiro, mas todo mundo continua gostando de Raulzito e seus protestos.


Para o Rock, a noite nunca tem fim. Principalmente se rolar mais uma dose com Cazuza e Barão Vermelho.


Se engana (e muito) quem pensa que depois de Raul Seixas, o Rock baiano morreu. A maior prova está aí, em pleno Circo Voador, com Pitty e a presença incrível e arrebatadora do nosso querido mestre Fábio Cascadura.
Ýou can't stand losing this. The Police com a música que, em 1979, ficou em segundo lugar nas paradas inglesas. Veja bem: eu disse inglesas. Alguém ai vai discordar que o British Rock é o melhor do mundo?


Existe algo mais Rock'n Roll que Beatles? Existe sim: Beatles tocando Get Back em cima de um telhado em Londres, sem avisar a ninguém. Nem à polícia.


Pra fechar nossa playlist, o rock inebriante e psicodélico do Rolling Stones. Like a queen in days of old...

Um comentário: