02/09/2011

Vamos a la playa

Por experiência própria, sei que falar em Ibiza é despertar nas pessoas automaticamente o sinônimo de noites intermináveis, baladas loucas e gente se esbaldando até não poder mais. Ok, realmente Ibiza é tudo isso. Mas o que me admira é quando as pessoas me perguntam (e muitas perguntam):“E as praias de Ibiza, são legais?”.


A noite desse lugar precisa realmente ser anormal para que suas praias passem batidas. Eu, particularmente, sou ainda mais fã dos dias e das praias de Ibiza que da noite e das baladas. Por isso resolvi fazer este post de utilidade pública e turística falando das minhas top 5 praias imperdíveis nas Ilhas Baleares.

1.    Ses Illetes, Formentera

Quase todo mundo pensa que as Ilhas Baleares são formadas por apenas 3 ilhas: Mallorca, Minorca e Ibiza. Pois existe uma quarta ilha, a menor de todas , que também pertence ao grupo: Formentera.
Meu primeiro contato com a existência dessa ilha se deu muito antes de sequer sonhar em visitá-la. Na verdade eu nem sabia onde ficava essa tal de Formentera, mas graças a uma música de Gil chamada “Ladeira da Preguiça”, eu e Elis Regina já vivíamos cantarolando que “Formentera é uma ilha onde se chega de barco mãe...”
   Na minha segunda visita à Formentera, e ainda assim boba boba com o visú.
Pois Gilberto Gil tinha toda razão: se chega de barco, que saem a todo instante do Porto de Ibiza e duram cerca de 40 minutos até Formentera. Chegando lá, você vai dar de cara com várias lojinhas de aluguel de moto. Pegue a sua e rume para a praia de Ses Iletes, ou se preferir vá de TX mesmo (a volta é mais complicada de arranjar um táxi, então já programe com o seu um horário para a volta.
No mais, não vale muito a pena ficar descrevendo Formentera... só vendo pra saber.

2.  Cala D’Hort.

É a praia que fica de frente para Es Vedrá (um rochedo enorme no mar). Por isso, antes de descer para a praia, suba e pare em uma encosta qualquer para perder o fôlego e tirar fotos alucinantes.
Ah, um detalhe. Quando fui para Ibiza pela primeira vez, no ano passado, alguém (não lembro quem) me disse que Es Verdrà era o terceiro ponto mais magnético do mundo, perdendo apenas para O Pólo Norte e o Triângulo das Bermudas. Pois bem, eu sem pestanejar repliquei essa informação mundo afora, inclusive para os amigos que foram comigo para lá esse ano.
A incrível Es Vedrà vista do alto de Cala D'Hort.    
E não é que na hora de escrever esse post, fui buscar a tal informação e descobri que não é nada disso??? Existe sim um mito sobre o magnetismo desse rochedo, mas científicamente, necas.
Mesmo com a informação desmentida, continuo afirmando: Ibiza é magnética sim. Tem algo naquela ilha que faz você querer voltar sempre. Aliás, varios “algos”. Es Vedrà, aquela miragem no mar azul pantone que a gente acha que só existe no photoshop, é um deles. Isso eu garanto sem a ajuda do google.

3.  Blue Marlin, Cale Jondal

A melhor “barraca” de praia ever, que de “barraca” não tem nada. Você pode ficar em diversos espaços diferentes: desde uma esteira comum (foi a que eu fiquei, deve custar no máximo uns 10 euros) até fechar um espaço Chandom (devem caber umas 10 pessoas, e a consumação mínima deve ser de uns 2.500 euros- autch!).

Suco de laranja? Sim, mas com champagne! Um brinde à Blue Marlin.
Serviço de prima, música, gente bonita, mar cristalino e águas mornas (como em todas as praias da ilha)... ideal para pedir champagne com suco de laranja e ser chique, benhê. Se não acredita em mim, confere no site:


4- Cala Comte


Ou Cala Conta, é a mesma coisa. De onde você estaciona, que é um pouco mais alto que o nível do mar, até a praia, são cerca de 40 minutos: 2 minutos andando e 38 minutos clicando, clicando, clicando enlouquecidamente. Pra cada lado que você olha, se depara com um visual mais incrível que o outro. Na beira da areia, todo mundo estirado ao sol, mergulhando na água cristalina, comendo as frutas que o tio vende pela praia- ou seja, o clima até parece de praia brasileira. Com suas devidas restrições. Ou melhor, com seus devidos upgrades.
Sentada no Ashram Sunset, vendo a praia de cima e com sorriso de criança que nunca viu o mar antes.
Pra completar, no alto fica o Ashram Sunset- um restaurante (mas de ir de biquini mesmo) com vista linda (eu sei que já devo ter repetido "vista linda" umas 579 vezes neste post, mas fazer o quê? são muitas vistas lindas mesmo).


5- Cala Tarida.


Por muito pouco eu não deixo de incluir Cala Tarida aqui. Eis o mal da diversidade de praias deslumbrantes: você começa a se acostumar e ficar exigente demais.
Praia de Cala tarida. É muita presunção deixar de fora da lista, né?
Mas Cala Tarida é linda sim, o banho de mar é incrível, tem barracas com esteiras, enfim, é Ibiza baby. Ai, ai. Life is a beach.


Por Paula Martins

Um comentário:

  1. Me apaixonei pelas praias de Ibiza.Acho que se eu estivesse lá tinha que me biliscar pois acharia que era um sonho.O sorriso da modelo já diz tudo.bjs.

    ResponderExcluir