06/05/2011

Mais Kahlo do que Frida

Eu sou uma daquelas pessoas que não sabem desenhar a letra “O” com o copo. Lembro de uma vez que participei de um concurso de desenhos. Eu tinha 9 anos e estava de férias em Porto Seguro. Não me fiz de rogada e rabisquei meus bonecos de palito (sim, aqueles rabiscos infames de quem não sabe desenhar). E não é que eu ganhei o tal concurso? Mas ganhei na lábia, não pelo talento. Saí batendo de porta em porta pedindo votos e acho que ali esgotei minha cota de cara de pau para essa encarnação. Após essa experiência, me limitei a tarefa de apenas apreciar a primeira, a segunda... a sétima arte (especialmente esta), enfim, todas as artes.

Mas sempre é tempo de voltar atrás em algumas resoluções. Dia desses, perambulando pelo Ibirapuera, me deparei com uma exposição de estampas. Tecidos lindíssimos, do chão ao teto, ultra coloridos e hipinotizantes. A exposição em questão é da artista Mônica Nador.
A exposição batizada como “Autoria Compartilhada” apresenta o trabalho desenvolvido por Mônica e pelo JAMAC, Jardim Miriam Arte Clube. Em paralelo rola uma oficina de pintura em estêncil. Logo, apliquei-me.

Para quem não sabe o que é estêncil (eu não sabia), eis a explicação: lembra daquelas plaquinhas de plástico com as letras vazadas que usávamos no primário? Isso é estêncil (tchanrã!). Na verdade, estêncil é o desenho, tipográfico ou imagético, proveniente do uso de moldes vazados (tchuru, falei difícil e não googlei!).

Le experience

A oficina acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras e ao chegar somos orientados a dar um rolê inspirador. A intenção é criar desenhos inspirados nas obras expostas que possam ser replicados muitas vezes de maneira harmônica.

    Tarcila do Amaral em ação

Após o rolê inspirador, temos que selecionar o desenho a partir do qual vamos criar a estampa.

1º passo: ampliar o desenho. Parece fácil? Pois não é!
Tente fazer isso a mão livre e verá as proporções indo pelas cucuias.

2º passo: o desenho será “decalcado” sobre uma superfície transparente e recortável (eu usei o acetato, um plástico rígido).
                                                                                     
3º passo: selecionam-se as áreas que serão vazadas para receber a tinta.
Aqui, o primeiro obstáculo: eu, obviamente, escolhi um desenho bastante complexo, praticamente a Guernica.  Quanto mais detalhado o desenho, mais difícil será para recortar (ao lado, minha Guernica com o estilete).

4º passo: Molde feito, hora de colocá-lo sobre o craft e aplicar as tintas nas partes vazadas.

                                                               
5º passo: Hora de secar e voilá! A imagem base da estampa está pronta para ser replicada no papel ou tecido. De acordo com o Ivi e o Renan, meus instrutores, o desafio é cobrir cada espacinho existente, criando seqüências organizadas, gerando padrões.

Você aí deve estar se perguntando que raio de estampa eu fiz, né? Pois bem, nenhuma. Frida Kahlo baixou em mim e escolhi um desenho que exige a paciência de Jó para replicar. Preferi parar na imagem e não criar uma sequência. Mas acho que dá pra fazer um vestido longo incrível com a minha galinha cibernética:

 A Luisa (a esquerda) e sua estampa Kremlin Glacial, Renan e Ivi, nosssos instrutores, a Camilinha (a     direita) e sua Flâmula Medieval do Esporte Clube Baêa e eu ao centro com minha galinha azul cibernética. Dá ou não pra aplicar num longo modernoso?

Quer conhecer o trabalho da Mônica? Vá lá:

Pavilhão das Culturas Brasileiras
Parque Ibirapuera
Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº
Telefone:   (11) 5083 0199 
      


Por Júlia Sobral

4 comentários:

  1. se eu já ri estando lá, lendo aqui então... hahahah! muitobom dividir essa ubber experiencia com vc, amiga! viva a democracia da arte! hahah! beijooooooos!

    ResponderExcluir
  2. Ai Juba, muito bom!!!! Queria ter presenciado essa sua experiência artística. Onde está a foto do tecido??? Imagina só, os tecidos de vocês pendurados no Ibirapuera e um grupo de amigas usando como pano de fundo para fotos?! Sua galinha cibernética pode estampar as paredes de um ap em algum lugar por aí!! hahaha
    Quanto ao longo galináceo cibernético, sendo você a modelo iria arrasar em qualquer evento/ocasião!
    Beijos saudosos e louca por um safari desse com você!

    ResponderExcluir
  3. ofician muito produtiva,meninas mandaram mto bem espero ver esse vestido de galinha cibernética logo rsrs

    ResponderExcluir
  4. Meninas, os desenhos ficaram lindos, parabéns, porém a galinha cibernética da minha querida sobrinha ficou um arraso rsrsrs

    ResponderExcluir