29/07/2011

Gente boa atrai gente boa

Gosto e prego isso. Papo holístico, energia, clichê? Whatever, chame do que quiser. Pensando nisso parei 5 minutinhos para lembrar de alguns exemplos. Sim, lembrei de inúmeros, uma coisa louca (depois passo a lista). Mas escolhi aqueles que lembrei de prima e que renderam parcerias incríveis, pelo menos pra mim. Pontuais ou duradouras, seguem algumas amostras:           
Penn&Vedder. E precisa de legenda?



Sean Penn e Eddie Veder

Eu poderia parar por aqui, pois esses nomes por si só têm credenciais de sobra. Mas juntos eles conseguiram ir além com o sensibilíssimo “Na Natureza Selvagem”, filme baseado na história real de Chris McCandless, que foge de casa e parte rumo ao Alasca. Por que Alasca? Não importa. O que Chris busca é se afastar da sociedade, das mentiras e de tudo o que é supérfluo. Em sua busca pela solidão ironicamente ele acaba conhecendo pesoas que marcam sua vida e a quem cativa profundamente. Vou parar por aqui, pois esse é um daqueles filmes das série “tem que ter em casa e rever sempre que a rotina maluca nos faz esquecer do essencial”.

Pensando bem, o prórpio McCandless é um exemplo incrível da filosofia (pronto, já alcei ao patamar filosófico) “gente boa atrai gente boa".

Penn dirige e a trilha matadora é de Vedder. E vai ter post futuro sim, senhor.

"Gonna rise up, find my direction magnetically..."

Tim Burton e Johnny Depp

Ninguém, repito, ninguém melhor que Johnny Depp para encarnar os personagens caricatos e desparafusados que povoam a mente fértil de Tim Burton. Essa parceria vem de longuíssima data e começou com o incrível “Edward Mãos de Tesoura”.  Desde sempre os personagens criados por Burton e encarnados por Depp trazem uma marca registrada: são extremamente lúdicos e igualmente sombrios. Ah, e carentes, muito carentes. Curti especial para:

-     - O maior abandonado Edward (Edward Mãos de tesoura)
-     - O tímido Victor Van Dort (A Noiva Cadáver, animação onde Depp entra com a voz e faz toooooooooda diferença)
-     - O psycho Willy Wonka (A Fantástica Fábrica de Chocolates)

Ethan Hawke, Julie Delpy e Linklater

Apenas dois filmes, foi o que eles fizeram juntos. Mas falar isso é uma tremenda injustiça. Numericamente foram dois, mas são dois dos mais lindos. Para mim, canceriana sem solução e romântica inveterada, são os MAIS LINDOS.

Linklater dirigiu os dois filmes e dividiu os créditos dos roteiros com Hawke e Delpy. Dou motivos de sobra pra se entregar:
















 - Roteiro fluido, sem amarras, sincero.

















 - Diálogo. Estamos falando de um diálogo interminável. É um filme repleto de divagações



 - O tempo entre o primeiro e o segundo foi de nove anos, tanto na história quanto na vida real...o que torna tudo mais real ;)



- Before Sunset tem sequências longuíssimas. Monótono? Pecado falar isso. É uma covardia de tão envolvente. A história toda se passa em uma tarde, o que faz com que o filme se desenrole quase em tempo real.



O mais importante: é uma história de identificação genuína. Piegas falar em encontro de almas? Ok, eu sou piegas.




Assim como "Na natureza Selvagem", "Before Sunrise & Sunset" terão um post especialíssimo. Merecem, merecem, merecem!


Difícil escolha: trailer do Sunrise ou do Sunset? 
Como não é segredo nenhum que há continuação, vamos direto ao ponto.
Before Sunset.

Tribalistas

Lembro do dia que escutei “Já sei namorar” pela primeira vez. Verão de 2003 e o “uhuuuuuuuuuuuuuuuu, uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu”, que abre a música, grudou que nem chiclete.

A mistura do lirismo de Brown, com as letras de Arnaldo e a fluidez de Marisa só podia dar certo. Dar certo é pouco, arrebentar. Som leve, aerado, que põe um sorriso no rosto e no coração. Em uma palavra, DELÍCIA.

        Faz um revival, fazofavor?

La Estampa e Farm
(Ok, são marcas. Mas criadas por pessoas, certo? Então tá valendo!)

Quem não ama a Farm? Bato palmas pra esse case de moda com alma carioca e cheiro de praia urbana. Ipanema, né? E mesmo aquelas que torcem o nariz, têm que reconhecer que a Farm trouxe estilo e acessibilidade para a moda.

Grande parte do sucesso da Farm se deve as suas estampas incríveis. E essas estampas são da La Estampa (aqui ó), empresa que viaja o mundo pesquisando e muito tendências, arte e comportamento. Trabalho dos sonhos, sabe assim? O resultado a gente já sabe bem qual é e nunca se cansa. 


Por Júlia Sobral

3 comentários:

  1. Faltou colocar meu nome ai! rs.
    Tenho varios exemplos de duplas e grupos de amigos assim que me inspiram e me fazem produzir cada vez mais e melhor todos os dias.

    Esse blog tbm é um exemplo disso, né?

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que nossas vidas são repletas de pessoas inspiradoras.
    Faltou seu nome, sim. E do Sá tb, que em breve vai ganhar um post! (calma, B, vc tb vai ter um com o ,porra).

    Siiiiiiiiiiiiim, esse blog é um belo exemplo :)

    ResponderExcluir
  3. Até quando o homem pode viver sozinho? No filme
    Na natureza selvagem,parece que êle começa a viver quando se despoja de tudo e se mistura com as árvores , os animais o nascer e o declinar da tarde.
    No final do filme êle deixa escrito numa mesa de madeira É IMPORTANTE COMPARTILHAR.
    Mesmo assim, a vida para êle tem um novo sentido,algo maravilhoso que êle só descobriria sozinho.Lindoooo!

    ResponderExcluir