18/04/2011

Papo Achadas com Herbie

Há algum tempo, fuçando aqui e ali, encontrei o conterrâneo Herbert Loureiro. 
Herbie é realmente um ser especial. Apaixonante!
Confira o papo abaixo e conheça o trabalho autêntico e inspirador do multiartista alagoano.
Bom jeitinho de começar a semana, hein? (:


(( Herbert Loureiro )) Mais da série Carine e Vogue para a Affordable Art Fair/Bruxelas aqui.

# Quem é Herbie? Sou Alagoano e tenho 22 anos. O resto eu só acho: aquariano, com libra no ascendente e lua em gêmeos. Ou seja, né? Sou ávido pelo novo. Novas formas de imagem, música e ideias. Acho que amo a moda por sua constante - quase doentia - reinvenção.
# O que Herbie ama ser?  Amo ser engraçado (tem coisa mais engraçada que se achar engraçado?).


(( Herbert Loureiro ))

# E o que faz? Várias coisas eu faço! rs. Sou quase formado em jornalismo pela UFAL. Em 2009, junto com meu sócio David Nunes, fundei o Estúdio Alba. Abrimos o estúdio pela vontade de poder se dedicar à criação de coisas bonitas, diferentes do que fazíamos individualmente e por acreditarmos que o trabalho compartilhado fica mais forte. O estúdio agora tem quase dois anos e como eu gosto muito de moda, ele tem essa vertente de fotografia de moda, que eu já fazia antes. A ideia casa perfeitamente com o conceito do estúdio, que é de criar imagens e contar histórias a partir de alguma coisa. Moda é isso: contar histórias com imagens. 
Além disso, cuido do blog da Mammoth. Comecei a fazer como estágio, mas agora faço porque curto poder falar não só dessa parte superficial da moda e sim de vontades e dos porquês das coisas. 
E desenhar faz parte de todos esses processos. Não consigo desenhar muito porque fico sempre racionalizando os desenhos, tentando colocar algum significado/história neles. Daí ultimamente tenho pensado bastante antes de pegar a caneta pra fazer alguma coisa.

(( Herbert Loureiro )) Matérias sobre o artista em Lilian Pacce aqui e mais aqui 


# O que te inspira? Gente! Percebi isso um dia desses vendo Dzi Croquettes. Em um momento do filme algum deles fala "aqui é tudo gente". E nisso lembrei que já tinha feito uns desenhos cheio de coisas estranhas e em cima tinha escrito isso: "tudo gente". E percebi que não é a moda, como as pessoas se comportam, ou qualquer outra coisa. Simplesmente gente. Aliás, ser gente não tem como ser simplesmente, né?
# O que há de mais autêntico na sua terra? Gente que cria suas próprias oportunidades. Mesmo capital, maceió tem uma estrutura ainda muito pequena e as oportunidades pra trabalhar com algo relacionado às artes são poucas. O fomento é mínimo. Como não tem, daí a gente vai lá e faz. É o cangaço, né?

(( Herbert Loureiro )) Mais: Editorial no Garotas Estúpidas aqui 


# Um estilista nacional: Amo o trabalho do Mário Francisco na Der Metropol. Como eles só fazem masculino, escolho pro femino o Lucas Nascimento, que ainda é bem novo e faz um trabalho absurdo de lindo.                         # Um estilista gringo: As doidas das irmãs Mulleavy da Rodarte (mas também vale os meninos da Proenza Schouler, Miuccia, Ghèsquiere...)

(( Herbert Loureiro )) Portifólio de Herbie aqui.


# Um designer, fotógrafo ou ilustrador: M&M Paris, referência eterna! Nossa, sou muito fã do trabalho deles, desde pequeno (por causa dos clipes da Björk).
# Uma música: Tá brincando, né? Tava conversando com um amigo e fiquei dividido entre La Isla Bonita da Madonna e Crying do Roy Orbinson. Duas músicas maravilhosas que eu amo por motivos muito diferentes .
# Uma imagem: Nossa, tem uma foto do Peter Keetman muito aleatória que tenho num livro de fotografia e acho a coisa mais emocionante. 

(( Peter Keetman ))


(( Herbert Loureiro ))


Por Melina Romariz

5 comentários:

  1. O Herbie realmente é um artista nato. Não basta ter talento, tem que ter espiríto. Mesmo o conhecendo há pouco tempo, almas de artistas se cruzam sempre! ;)

    Sucesso queridão! Você merece. SEMPRE.

    Luz e BOAS!
    Bela Cap [Fotógrafa & Produtora]

    ResponderExcluir
  2. O Herbie é fantástico! Adoro o trabalho e a persona.

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos não são uns fofos de verdade?

    ResponderExcluir
  4. Super prazer em conhecer Herbie!!! Mais uma pessoa incrível que vem de Alagoas!!

    ResponderExcluir